POSTS NOVOS

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LIVRANDO-SE DA ANSIEDADE

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. (Fp 4.6)"



“A ansiedade é, talvez, o pecado mais universal, o mais esgotante, o mais bobo e o mais inútil”.





A ansiedade constitui-se no distúrbio psiquiátrico de maior prevalência na população geral. Ansiedade pode ser conceituada como uma ânsia ou Nervosismo. É uma característica biológica do ser humano que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão. Trata-se de um estado psíquico causado pela produção excessiva de pensamentos e emoções intensos.
Em níveis normais ela é benéfica, pois gera motivação e incentivo. Impulsiona à ação, ao trabalho, às conquistas. Entretanto, quando a ansiedade se torna excessiva ela faz sofrer por antecipação. O problema em si ainda nem aconteceu, e muitas vezes nem chega a acontecer, mas lá está o ansioso sofrendo por antecedência.  A pessoa ansiosa se pré-ocupa, ou seja, se ocupa antes do tempo, antecipa sofrimentos, vive hoje os problemas de amanhã.
Ansiedade é Pecado
Paulo escreve: “Não andeis ansiosos!”. Este não é apenas um conselho ou uma sugestão, esta é uma ordem imperativa das escrituras.
A Bíblia diz: “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23b). Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age e que não se interessa por nós. Entretanto o ensino do apóstolo Pedro nos adverte que “Ele tem cuidado de vós”. Viver ansioso é levantar dúvidas sobre o grande cuidado de Deus pelos seus filhos.
Ansiedade é inútil e desnecessária
“Quem dentre vós por mais ansioso que seja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?”. Um côvado é uma medida de comprimento que equivale a 46 cm. A pergunta de Jesus é a seguinte: Quem se preocupa vive mais? Jesus está nos ensinando sobre a inutilidade da ansiedade. Viver ansioso não nos faz viver mais e pode até nos fazer viver menos. A ansiedade não nos auxilia na solução de problemas, pois a solução não está na nossa inquietação, e sim no fato em si. Viver ansioso não resolve nossas crises, e o pior, nos faz sofrer ainda mais, e muitas vezes por coisas que nem sequer chegam a acontecer.
Conta-se que um doente de um hospital psiquiátrico permanecia com o ouvido encostado na parede. A enfermeira, um dia, perguntou-lhe: “O que você está fazendo aí?” “Silêncio!” cochichou o doente, acenando para que a enfermeira também encostasse o ouvido na parede. A enfermeira concordou e permaneceu ali durante uns minutos, prestando atenção: “Não estou ouvindo nada!” ela disse. “Eu também não” replicou o doente com a testa franzida. “É assim o dia inteiro!” – Quantas vezes gastamos nosso tempo e nossas energias sofrendo por coisas que nem chegam a acontecer!
Ansiedade é prejudicial
“As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente.” A ansiedade crônica rouba alguns anos de vida, porque provoca um acentuado dispêndio de energia. Além de ser inútil, ela entristece, adoece — física e emocionalmente — e envelhece.
A ansiedade se torna prejudicial  na medida em que rouba tempo e energia que deveriam ser gastos na edificação do reino de Deus. (Mt 6.33). Ela  é como uma cadeira de balanço: mantém você ocupado, consome suas energias, porém, não o leva a lugar algum.
Ansiedade gera doenças
Dependendo do grau ou freq?ência pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade e depressão. Além desses males de natureza psicológica a ansiedade pode gerar doenças psicossomáticas, (que se manifestam nosoma corpo, mas que tem sua origem na psiquê, alma) como, gastrite nervosa, úlcera, hipertensão e outros.
Ansiedade afeta não apenas o ansioso
O pior é que a ansiedade rotineira não prejudica apenas o ansioso, mas também aqueles que convivem com ele em casa, na igreja e no trabalho, incluindo o cônjuge, os filhos e os amigos. Conviver diariamente com um ansioso não é uma tarefa fácil!
Afeta nossas emoções, nossa intelecção e nossas ações.
A ansiedade afeta as emoções gerando sentimentos que não são produtos de uma vida cristã com qualidade espiritual. O Ansioso vive irritado, inquieto. A ansiedade se torna o mais terrível  e constante carcereiro de nossas emoções.
A ansiedade afeta a intelecção, ou seja, a capacidade de diagnóstico. O ansioso passa a ver as coisas em dimensões diferentes do que realmente são. Ele vive enxergando “tempestade em copo d’água”. O ansioso em sua visão maximiza seus problemas e os obstáculos da vida enquanto minimiza sua visão acerca da ação presente e poder de Deus.
A ansiedade afeta as ações. A ansiedade é um fator limitante!  O ansioso anda em círculos. Em vez de avançar e seguir em frente, vive gravitando em torno de suas inseguranças, de seus medos e de suas inquietações.
COMO SE LIVRAR DA ANSIEDADE?
Aterrize-se, seja realista!
O evangelho capitalista que temos ouvido tantas vezes tem gerado em nós uma sede desenfreada por resultados imediatos, fazendo com que o evangelho seja mero instrumento de, “transformar pedras em pães” e satisfazer nossas necessidades, desejos e caprichos. Somos vidrados em resultados. O verdadeiro evangelho produz também resultados, no entanto, produz muito mais ao longo do processo. O Evangelho produz a longo prazo.
A verdade é que nem sempre a “figueira vai florescer ou os currais vão estar cheios de gado” (Hc 3.16,17). Jesus advertiu que teríamos aflições, mas ele deixou bem claro “tenho dito isso para que tenham paz” (Jo 16.33). A paz não virá com a ausência de lutas e crises, mas a paz virá mesmo em meio ou apesar delas.
Aterrize-se! Seja realista! Dores, perdas, frustrações, conquistas, vitórias, bênçãos, sentimentos e circunstâncias marcadas pela contradição. Este é o diário de bordo da nossa história! A bíblia não garante que conquistaremos todas as batalhas, mas nos assegura que poderemos encontrar a paz, mesmo no meio de uma tempestade!
Oração com ações de graças
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6).
A receita é muito simples. Sempre que uma inquietação incomodá-lo, apresente essa preocupação diante de Deus por meio da oração confiante, súplicas e ações de graças, Assim você evitará que essa sensação se transforme em ansiedade. Deus fará com que você passe a enxergar e localizar as coisas boas da vida e os livramentos passados, diminuindo a tensão interna e trazendo a “paz que excede todo o entendimento”.
Exercite sua fé!
“Quanto mais a vós outros, homens de pequena fé.” (Mt 6.30). Aceite o fato de que mesmo os homens e mulheres de pequena fé também são alvos do cuidado de Deus.
Em 1 Pe 5.7 está escrito: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês”.(NVI).  Sobre essa passagem Bill Bright disse certa vez:Reconheci que, em minha vida, ou sou eu que carrego os fardos ou é o Senhor Jesus. Não podemos carregá-los juntos, e eu decidi lançá-los sobre Ele.
Lançar sobre ele toda ansiedade, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam. Somos libertos da pressão deles. Então poderemos experimentar o que diz o Salmo 68.19:“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação”.
Aprenda a viver feliz em todo o tempo!
Maturidade é viver em tensão entre o real e o ideal. Seria tão bom viver o ideal. Seria ótimo estalar os dedos e controlar os sentimentos e as circunstâncias. Mas a realidade não é assim. Felicidade é um aprendizado diário. Veja as palavras de Paulo em Fp 4.12,13:
“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura.Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (NVI)
Nosso grande desafio é orar e suplicar com ações de graças. Não é fácil ser grato quando não há aparentes razões para isso; mas o segredo é agradecer, mesmo quando não há muitos motivos, e então, Deus nos dará muitas razões para ser grato.
CONCLUSÃO
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
A ansiedade trabalha em nossas emoções e em nossos pensamentos, ou seja, no coração e na mente. É exatamente ali que a paz de Deus quer atuar, “guardará o vosso coração e a vossa mente”. Deixe que a “Paz de Deus” ocupe todo o espaço da alma e então a ansiedade não encontrará nenhum lugar para penetrar.
A expressão “guardará”  significa “pôr guarda à volta”. “A paz de Deus  vai andar em volta dos muros e das torres da nossa vida.  Nós estamos dentro, e as atividades da mente e do coração estão produzindo essas ansiedades e perturbações do lado de fora. Mas a paz de Deus as manterá do lado de fora, e nós mesmos, do lado de dentro, estaremos em perfeita paz”.( D. Martyn Lloyd-Jones)
Deus quer que você desfrute da “paz de Deus, que excede todo o entendimento”. Ou seja, paz que não se explica. Paz que ultrapassa toda a lógica humana. Paz que fez com Jesus repousasse sobre uma almofada, mesmo no meio de uma tenebrosa tempestade. (Mt 8. 24b) Essa é a paz de Deus! Nem sempre os obstáculos serão removidos ou os problemas serão solucionados, mas nós seremos “guardados” pela Paz de Deus.
Pr. Elismar Veiga

Um comentário:

  1. Tudo que eu precisava ouvir hoje! Libertadora essa palavra! Glória a Deus!

    ResponderExcluir